Kit de Aulas – Vidro Plano

O livro Vidro plano para edificações foi publicado em 2022 pela Editora Oficina de Textos, de autoria do professor Fernando Simon Westphal, pesquisador no LabCon. A edição foi patrocinada pela ABIVIDRO (Associação Brasileiras das Indústrias de Vidro) e programa Vidro Certo. A proposta do livro é servir de conteúdo básico para o estudo do vidro aplicado a edificações, sendo voltado a alunos de graduação em arquitetura e urbanismo, engenharia civil e técnicos do setor vidreiro. O material trata dos diferentes tipos de vidro às questões de desempenho térmico, lumínico e acústico, passando pelos requisitos de segurança e eficiência energética.

Com o intuito de auxiliar o ensino sobre a aplicação do vidro plano em edificações, seja nas escolas de arquitetura ou engenharia civil, o LabCon está disponilizando uma série de arquivos em PowerPoint, que contemplam o conteúdo do livro. Esse material pode ser utilizado por professores e alunos. São arquivos editáveis, que contêm imagens e tópicos importantes apresentados no livro. São mais de 90 slides e 180 imagens, tabelas e gráficos. Fique à vontade para expandir e ajustar o material, lembrando sempre de citar a referência bibliográfica.

Também está disponível uma proposta de programa de ensino para uma disciplina voltada ao estudo do vidro plano para edificações. Essa proposta pode servir de base para a criação de uma disciplina, optativa ou obrigatória, em cursos de graduação em arquitetura e urbanismo ou engenharia civil. O programa é uma sugestão, podendo ser ajustado e ampliado, conforme interesse do professor e aderência ao perfil do curso. A ABIVIDRO disponibiliza exemplares do livro para doação a docentes e bibliotecas, e viabiliza uma palestra ou aula do professor para grupos de alunos. Havendo interesse, preencha o formulário neste link.

Referência bibliográfica do livro: Westphal, F. S. Vidro plano para edificações. 1ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2022.

Site da editora: Oficina de Textos

Link para download do kit de aulas e programa de ensino da disciplina:

Arquivo zip com todas as aulas e programa da disciplina

Conteúdo do arquivo:

Capítulo 1 – Introdução